A bomba injetora é um dos componentes mais importantes do sistema de alimentação dos veículos diesel. Ela é responsável por injetar o combustível no motor para que ocorra a combustão;
Bicos injetores
O bico injetor é que introduz o combustível na câmara de combustão de tal forma que sua queima seja mais completa possível
Regulagem de válvulas
A regulagem das válvulas é uma operação indispensável para a correta manutenção dos motores diesel, sejam eletrônicos ou mecânicos. Deixar de regular, dentro dos prazos determinados pelo fabricante, ou regular de forma aleatória, sem obedecer às especificações recomendadas) pode levar a um funcionamento insatisfatório do motor;
Regulagem de ponto
A regulagem incorreta do ponto pode acarretar perda de desempenho do motor (ponto atrasado) ou dificuldade de partida e detonações (ponto adiantado);
Troca de Filtros
Os filtros do motor são importantes para manter a vida útil do propulsor e para diminuir o consumo de combustível e o
nível de emissão de poluentes. O motor possui três tipos de filtros: de óleo lubrificante, de ar e de combustível).
O filtro de óleo lubrificante saturado reduz a quantidade de óleo nas partes móveis do motor, o que causa atrito e desgaste
das peças. Além disso, faz com que a bomba de óleo trabalhe com esforço maior, o que danifica prematuramente a peça.
O filtro de ar em mau estado impede a passagem do ar para dentro dos cilindros. Isso causa perda de potência no motor,
obrigando o condutor a acelerar muito o veículo, o que provoca alto consumo de combustível e gera mais poluição.
O filtro de combustível obstruído pode causar sérios danos na bomba injetora de motor com injeção mecânica. Se o propulsor
for equipado com injeção eletrônica e contar com uma bomba elétrica de combustível, o filtro obstruído pode causar
a queima da bomba por esforço excessivo.
O ideal é manter os filtros do motor em dia, ou seja, substituí-los no prazo indicado pelo fabricante. Na troca é importante
utilizar filtros genuínos);
Injeção Eletrônica
Os sintomas que indicam avarias no sistema de injeção eletrônica são falta de potência e torque, consumo elevado de combustível, falha de funcionamento do motor, excesso de fumaça, cilindro com funcionamento incorreto devido a um injetor danificado, entre outros. O diagnóstico de falhas é realizado por meio de equipamentos eletrônicos, do tipo scanners, que analisam todo o sistema eletroeletrônico do veículo;
Teste de Opacidade
O combustível dos motores diesel é composto por óleos minerais à base de hidrocarbonetos. A de hidrocarbonetos gera as emissões de poluentes causados pela queima incompleta de combustível. Portanto, o aspecto escuro da fumaça, que vemos sair do escapamento desses veículos, é decorrente de uma má combustão. Sabe-se que o nível de opacidade dos veículos tem relação direta com o rendimento energético (KM/L) ou coeficiente de consumo (L/KM). Finalmente é primordial realização de ensaios de opacidade para todos os veículos movidos a diesel tanto no que diz respeito a consciência ambiental, quanto no que tange a análise do bom financiamento mecânico de tais veículos.